Como se preparar para migrar para cloud?

Antes de falarmos sobre as vantagens da nuvem e quais seus benefícios reais para a empresa, há uma pergunta que precisa ser respondida de forma clara:

‘‘Meu ambiente de TI está preparado para ir para nuvem?“

Este é a primeira pergunta que precisa ser feita para que isso não seja realizado de forma traumática, mas com um ganho de produtividade e eficiência. Entendendendo a necessidade das áreas de negócios, algumas entrevistas básicas poderão ser conduzidas para se possa endereçar cada necessidade. Conduza conversas com às áreas que irão utilizar e serão impactadas.

Quando estamos falando de migração podemos dizer que o seu ambiente de TI também deverá e será impactado, a avaliação de como sua empresa utiliza e interage com o email será de extrema importância para o projeto, e alguns pontos deverão ser avaliados de forma a minimizar o impacto.

É preciso definir algumas respostas antes de se iniciar, como:

  1. Email: através de webmail ou Outlook?
  2. Contatos: como manter sua lista, através de um GAL do Exchange ou outro modelo
  3. Agenda: compartilhada ou individual?
  4. Gerenciamento de acesso: há um gerenciamento de acesso ao ambiente, tal como horário, localidade?

Os pontos acima terão um impacto na hora da migração se algum deles não forem migrados, a área de TI terá um impacto no suporte.

Lembre-se que o email na nuvem não entrega só email, ele entrega email, calendário, contato, tarefas, tudo isso de forma organizada e gerenciada e muito mais. Por isso é importante a inclusão e participação de diversas áreas e o entendimento de cada uma delas.

Também é importante planejar e avaliar a escolha do pacote mais adequado e identificar as barreiras do departamento de IT para realizar esse trabalho da melhor forma possível.

 

 
     
            Escrito por Éden Teles - Key Account Manager.

Seu contato