O que é Monitoramento Efetivo

Com a tecnologia mais enraizada nos propósitos de negócios e sendo uma peça essencial para o bom funcionamento das empresas, fica óbvio a necessidade de um monitoramento efetivo nas áreas de TI.

Com a transformação digital se tornando uma realidade, vemos a importância de garantir a alta disponibilidade de ambientes com o mínimo de downtime possível. Afinal, isso gera custos e até prejuízos em alguns casos.

E sem ferramentas e processos que efetuem um monitoramento das partes importantes, torna-se impossível garantir a efetividade dos ambientes em todos os momentos, já que realizar avaliações manuais podem consumir muitas horas de trabalho – e nem sempre chegar as conclusões necessárias para reverter os problemas.

Se o ambiente da sua empresa possui um monitoramento efetivo, os benefícios são incontáveis. Mas para darmos alguns exemplos, podemos falar de prever em até 6 meses demandas que serão necessárias, diminuição de custos e riscos com downtime e avaliações manuais e até mesmo de alocação de colaboradores, pois esses poderiam estar focados em projetos ao invés de “apagarem incêndios”.

Desse modo, um monitoramento efetivo é aquele que consegue trazer dados e análises, de uma forma em que os tomadores de decisões tenham informações suficientes para que problemas sejam resolvidos o quanto antes. Inclusive, até mesmo deles acontecerem.

 

Quer saber mais sobre a importância de um monitoramento efetivo e como a COMPAREX pode te ajudar a estabelecer um na sua empresa? Entre em contato pelo 0800 014 0505!