Os 3 erros mais comuns nas transformações digitais

Nós falamos bastante de transformação digital porque sabemos que este é o primeiro passo em direção à quarta revolução tecnológica – que já chegou.

Ainda que estejamos vivendo durante essa revolução, muitas empresas ainda não se preparam para o novo cenário mercadológico que também sofre alterações por medidas tecnólogicas.

Agora é a hora de transformar digitalmente a sua empresa e é importante se atentar para não cometer os 3 erros mais comuns:

      1. Não analisar a sua empresa como um todo

É importante lembrar que a transformação digital acontece em todos os setores da empresa e não apenas nos ambientes de TI. Processos, automatizações, inteligência artificial e muitas outras questões, demandas e necessidades podem surgir, gerando mais inovações do que o esperado.

2. Não engajar tomadores de decisões

Por equipes quererem tomar frente e colocar a mão na massa, diversas iniciativas podem ocorrer ao mesmo tempo, muitas vezes gerando redundância. Por isso, é importânte engajar – não apenas aprovar – os principais tomadores de decisões e membros da administração. O ideal é que toda o processo seja coordenado por eles, sendo de cima para baixo hierarquicamente, para que tudo esteja alinhado na hora de repassar processos para os colaboradores.

3. Acreditar que a inovação vem apenas da tecnologia

É importante seguir a ordem: análise do cenário atual > estratégia > negócios para só depois tecnologia.  É preciso entender o que está ocorrendo hoje para que estratégias sejam traçadas, envolvendo todas as etapas do negócio para só depois planos de business serem traçados. Uma vez que isso seja realizado, a participação das pessoas é fundamental para dar sugestões, críticas e fazer parte do processo – afinal, de nada adianta colocar tudo no papel se as ações não forem realizadas no dia-a-dia.

 

Quer saber mais como transformar digitalmente a sua empresa da melhor maneira? Ligue para 0800 014 0505 e fale com um de nossos especialistas!