• Help
  • Login
  • COMPAREXonline
  • COMPAREX Brasil
O Motivo Pelo Qual Você Precisa de um Especialista em Licenciamento ao seu Lado

Artigo escrito por Jonas Jasinskas, Microsoft Licensing Expert, MCP, SAM; Walid Jreidini, Regional Sales Manager –  Eastern Canada; and Jason Mackay, General Manager – COMPAREX Canada

Então você fez algumas análises internas e descobriu que sua organização está 90% em conformidade com o seu ambiente de licença da Microsoft – isso é suficiente para passar por uma auditoria? Você pode achar que sim, com base no histórico. Porém, a Microsoft recentemente incluiu palavreado novo nos seus acordos solidificando as penalidades para organizações que estão mais do que até 5% fora de conformidade:
A organização do Software Asset Management da Microsoft costumava ser bem menos extremista que eles são atualmente com a repressão a licenças com deficiência. Tipicamente, se uma auditoria revelasse a falha na licença de uma organização, a Microsoft permitia que a empresa simplesmente comprasse as licenças restantes através dos acordos existentes no valor com desconto do atual acordo de licenciamento de volume para o qual elas se qualificavam. Esse não é mais o caso.

Uma variação de licença maior do que 5% é bastante comum, na verdade. Em muitos casos, as organizações fazem auditorias internas – porém, elas normalmente não são consistentes ou atualizadas com relação aos processos de auditoria rigorosos do SAM da Microsoft, que leva em conta variáveis como direitos/benefícios de Software Assurance, histórico de compras, casos de utilização do software e mais. Portanto, essas auditorias internas que elas fazem não estão apenas incorretas, mas também custam ás empresas tempo e esforço.

O que acontece se não estivermos em conformidade?!

Digamos que você tenha comprado licenças do Office 2016 para os dispositivos na sua empresa. 500 dispositivos = 500 licenças, certo? Então a equipe do SAM da Microsoft entra em cena, faz uma auditoria e descobre que você requer Software Assurance para permitir direitos de acessar essas instâncias de aplicação através de outros dispositivos – em outras palavras, o Software Assurance é obrigatório. Como esses são seus dispositivos corporativos principais e cobrem todos os seus 500 funcionários, por você não ter o Software Assurance, você está agora fora de conformidade por mais de 5%. Não apenas você precisa comprar o licenciamento e os produtos do Software Assurance para substituir seu produto somente licenciado, você agora é obrigado a fazer isso por um valor de 25% acima do preço listado para cada licença.

COMPAREX SoftCare é nossa abordagem premiada de gerenciamento eficaz de ativos de software. Desde as nossas ferramentas de relatório patenteadas e painel de controle até nossas consultas com especialistas em licenciamento e processo de gerenciamento, garantimos que você tenha a licença certa para o produto certo com os termos certos para que você nunca pague mais do que precisa e esteja sempre em conformidade.
 

Share this article