5 formas de proteger a sua empresa dos hackers!

Com tantos ataques de ransomware, ficou mais claro do que nunca que medidas de proteção precisam ser tomadas o quanto antes.

Conheça 5 dicas abaixo para proteger você, sua empresa e seus dados:

      1. Atualize sistemas e aplicações

Antes de mais nada, verifique se o seu sistema operacional, softwares, aplicações e patchs de segurança estão com as últimas versões disponíveis instaladas. No caso do Wannacry, uma brecha em Windows que não recebem mais atualizações como o XP foram os grandes alvos. Entretanto, a Microsoft liberou novas atualizações em carácter excepcional.

 

     2. Faça e programe backup dos seus dados

Aqui vale o antigo ditado “Prevenir é melhor do que remediar”. Tenha versões de seus arquivos salvas em HDs externos e na nuvem. Caso você utilize mais de um serviço de nuvem, vale deixar cópias de segurança em mais de um.

Dessa forma, ainda que seu computador for afetado por qualquer tipo de ataque, você pode reaver seus dados de maneira integral. Outra dica é programar backups automáticos, para que você não precise se preocupar.

 

      3. Mostre as extensões de arquivos escondidas

É por default que as extensões de arquivo não são visíveis, mas você pode alterar isso para que consiga observar com mais facilidade a entrada e presença de arquivos suspeitos.

 

      4. Filtre – e bloqueie a extensão .EXE nos seus e-mails

Pesquise no seu email por anexos que contenham a extensão .EXE e se o software utilizado permitir, bloqueie o recebimento desses arquivos.

Caso você precise enviar ou receber um arquivo de execução, utilize o sistema de nuvem para garantir que aquele arquivo é o que de fato se espera.

 

      5. Altere o relógio da BIOS

Caso você tenha sido infectado e precisa de mais tempo enquanto entra em contato com um especialista, atrase o relógio. Uma vez que os preços de resgate crescem consideravelmente ao passar 72 horas, é possível ganhar essa vantagem para não desembolsar nenhum centavo enquanto a solução é encontrada.

 

Seu contato